- Francamente escritora
- Posts
- FUBANGUICE LITERÁRIA
FUBANGUICE LITERÁRIA
Coisas que passam uma impressão de escritora fubanga/escritor fubango para você NÃO praticar!
O mercado literário é feito de pessoas e, embora a maior parte delas seja gente boa (quero acreditar), sempre tem uma galera que serve de exemplo de como não devemos nos comportar na carreira profissional e na vida. Seres humanos erram, a gente sabe, mas o que prova o bom caráter de alguém é a capacidade de refletir e evitar errar outra vez.
Dito isso, aqui estão alguns comportamentos FUBANGOS para evitar se você quer ter uma carreira íntegra e duradoura.
Usar IA (Inteligência Artificial)
Seja no processo de escrita, na elaboração da capa ou para criar ilustrações dos personagens, usa IA passa a mensagem de amadorismo e desprezo não apenas pelo próprio trabalho, mas pela função de toda uma cadeia de artistas que já é pouco valorizada. É antiético e, vamos combinar, fica sempre muito feio.
Bancar o superior para cima de escritores iniciantes
Arrogância diz muito sobre o caráter de uma pessoa e é importante manter em mente que, mesmo com muitos anos de experiência no mercado, prêmios, reconhecimento e influência, todos nós já fomos “ninguém” algum dia. Todos começam anônimos e pouco instruídos, cometemos erros e trilhamos caminhos difíceis para ter nossa escrita no patamar atual. Reconhecer isso fará com que você olhe para escritores iniciantes com mais paciência e carinho e evite bancar a sabichona/sabichão para cima de pessoas que só estão tentando viver seus sonhos.
Mentir na divulgação do seu livro
Ninguém gosta de propaganda enganosa e a mentira sempre dura pouco. Não diga que seu livro vai entregar além do que ele pode realmente oferecer. Se você escreve com verdade e convicção, não precisa de artifícios para ludibriar leitores. Seja fiel a si mesma e ao seu trabalho e construa uma boa reputação com divulgações honestas a respeito do seu livro. Não existe nada que fique no caminho de um consumidor que descobre que foi enganado e lesado, e você não vai querer manchar sua carreira e perder a credibilidade.
Difamar ou sabotar outros colegas escritores
Coisa de filme? Nem sempre. Difamação e sabotagem são coisas que acontecem e devem ser evitadas se você não quiser responder judicialmente por crimes. E, vamos falar sério? É principalmente uma questão de caráter. Se você precisa puxar o tapete de outros escritores para se sobressair… será que você realmente deve ser escritora/escritor? Talvez suas obras sejam melhores e mais bem-sucedidas se você se concentrar no próprio trabalho em vez de atrapalhar o trabalho dos outros.
Brigar com leitor porque não gostou de uma resenha ou crítica.
Amiga, vamos lá. Quando você publica um livro, ele já não é mais só seu. Sua história estará sujeita às interpretações de milhares de pessoas com diferentes vivências e perspectivas que farão leituras baseadas no repertório que cada uma delas tem. É impossível agradar todo mundo (mas isso você já sabe, né?). A questão é que um escritor precisa deixar o leitor ter o próprio espaço para consumir o livro e reagir como ele bem entender, sem chegar pedindo satisfações e explicações. O leitor não te deve justificativas. O espaço para ele se expressar precisa ser livre e seguro, do contrário não existiriam críticas construtivas e todos bateríamos palmas uns para os outros e celebraríamos trabalhos cada vez mais medíocres. Enquanto a crítica negativa for direcionada ao seu livro e não ferir sua pessoa ou sua integridade física, está tudo bem. Deixe o leitor ler e expressar o que pensa.